domingo, 29 de janeiro de 2017

como imprimir MENOS e MELHOR

      Relatórios, monografias, lembretes, emails, apostilas, memorandos, gráficos, tudo isso faz com que papel e mais papel se acumule todos os dias em nossas mesas do trabalho, da escola ou da faculdade. Mas quando se fala em custos o papel é caro, tinta de impressora é absurdamente caro sem falar no quanto a produção de celulose agride o meio ambiente. Então por que não conseguimos imprimir menos? Tentar economizar no gastos de folha ajuda na economia da casa, nos custos da empresa e ainda reduz o impacto ambiental.


Não imprima
Tente ao máximo não imprimir, anote na agenda, envie por email, leia no monitor, no celular, no tablet ou no kindle, a tecnologia está ai para nos ajudar, se for um lembrete ou algo sem valor legal, tira uma foto com o celular, assim se precisar olhar basta abrir a foto. Gostou de uma reportagem, salve o link e acesse novamente se precisar consultar, tem medo que o conteúdo possa sair do ar, imprima em pdf e salve no computador. Aproveite os recursos da nuvem (Ms OneDrive, Google drive) e salve seus arquivos online, assim é possível acessar de qualquer dispositivo conectado a Internet, mas se imprimir for realmente uma necessidade, imprima seguindo as dicas abaixo.

  1. Imprima apenas a página que vai ser lida
  2. Todo driver de impressora permite selecionar quais páginas devem ser impressas permitindo dessa forma imprimir apenas as páginas que serão usadas evitando imprimir um documento inteiro onde apenas duas ou três folhas serão usadas.
  3. Frente e verso
  4. Toda impressora jato de tinta e laser permite imprimir frente e verso, algumas manualmente outras já de forma automática. No caso manual a impressora imprime todas as páginas pares (ou ímpares) solicita para o usuário recolocar as folhas na impressora na posição correta e então imprime as ímpares (ou pares). As automáticas puxam cada folha e imprimem novamente no outro lado, essa função existe apenas em impressoras mais caras e sofisticadas normalmente laser.
  5. Usar os recursos dos programas
  6. Todo programa tem alguns recursos de impressão, os mais simples usam o aplicativo padrão do Windows outros tem recursos próprios, mas todos permitem modos de impressão que podem atender melhor suas necessidades e ajudar a economizar papel e tinta. As dicas dadas são para os programas mais usados (MS Office, Adobe Reader) mas se aplicam aos seus equivalentes menos conhecidos (BR office, Foxreader) ou para outra plataforma (mac, linux, bsd ....)
    No Microsoft Word é possível selecionar frente e verso para as impressoras com suporte a este recurso ou imprimir páginas pares e ímpares e assim criar o mesmo efeito. É possível também imprimir mais de uma páginas por folha que associado ao recurso frente e verso permite imprimir ao menos quatro páginas por folha, no entanto os recursos pecam na organização que pode ser melhorada com o programas de terceiros, conforme tratarei mais adiante.

    Recursos do MS Word
    No Microsoft PowerPoint é possível imprimir mais de um slide por folha selecionando o modo Folheto, ajustando o tamanho ao conteúdo é possível ter um boa ideia do conteúdo da apresentação sem desperdiçar folhas.

    Recursos do MS PowerPoint

    Os leitores de arquivos pdf, Adobe Reader e Foxitreader contam alem dos recursos basicos e modo múltiplo contam também com um dos melhores recurso que já pude vislumbrar para imprimir em casa, isso foi por volta de 2003 na FURG em um computador com Linux Debian e sempre que me deparo com um programa que faz isso fico muito satisfeito. Esse recurso permite criar livros de maneira muito fácil, e ainda imprimindo quatro páginas por folha permite economizar papel, tinta e espaço pois se tem uma apostila compacta, o segredo está em imprimir em uma determinada ordem que basta cortar a folha ao meio empilhar a primeira parte na segunda e encadernar, o programa se encarrega de manter as páginas na ordem adequada e ainda permite escolher o lado da encadernação, assim aquela apostila de poucas folhas que depois de encadernada fica molenga e com aspecto de coisa vagabunda, usando o modo livreto fica  uma apostila com um acabamento muito melhor, compacto gastando 1/4 das folhas. Criando um combo de recursos pegue sem texto em formato de texto (.doc .docx ....) exporte como .pdf, abra com o Adobe Reader e imprima no modo livreto, garanto total satisfação.


    Modo livreto
    Modo múltiplo
  7. FinePrint
  8. Este programa conta com uma gama muito grande de possibilidades de impressão, foi neste programa que encontrei o recurso livreto para Windows, se imprimir faz parte da sua rotina recomendo comprar este programa, pois vale muito a pena.
    Baixe uma versão de testes no superdowloads ou baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário